Redes sociais ou as Novas Igrejas, Bares e Praças.

As Comunidades quase desaparecem

De acordo com Raquel da Cunha Recuero (UFRGS):

“Ray Oldenburg disse que haveriam três tipos importantes de lugar em nossa vida cotidiana: o lar, o trabalho e os “terceiros lugares”, referentes àqueles onde os laços sociais fomentadores das comunidades seriam formados, como a igreja, o bar, a praça e etc.

Esses lugares seriam mais propícios para a relação social que ele julga necessária para o “sentimento de comunidade”, porque seriam aqueles onde existe o “lazer”, onde as pessoas encontram-se de modo desinteressado para se divertirem.

Como esses lugares estariam desaparecendo da vida moderna, devido às atribulações do dia a dia, as pessoas estariam sentindo que o “sentimento de comunidade” estaria em falta.”

As redes sociais aparecem – ou devemos chamá-las de igrejas, bares e praças do mundo pós-moderno?

- Será que de alguma maneira a ausência do sentimento de comunidade levou ao surgimento das comunidades virtuais?

As redes sociais por sua vez permitiram às pessoas realizarem, de certa maneira, quase tudo o que fazem nas praças, bares e igrejas do mundo real, como: solicitar informações, colaborar, comprar, vender e barganhar produtos, se relacionar com conhecidos e estranhos, etc. A principal diferença é que isso é realizado online.

Se as pessoas querem participar de comunidades (i.e: interagir e colaborar), porque não criar campanhas publicitárias que promovam isso?

A Ford está apostando o sucesso do Fiesta em blogs, tweets e no Facebook.

Em janeiro de 2009 a empresa entregou a 100 jovens norte-americanos 100 unidades do Fiesta para que eles o testem por 6 meses. Em troca, esses jovens só precisam realizar algumas missões e compartilhar suas experiências online (Flickr, Youtube, Twitter e Facebook).

O objetivo da empresa é promover a idéia de que carros compactos (ou como os norte-americanos chamam: estilo europeu) podem ser bacanas. Talvez mais do que isso, a centenária gigante de automóveis queira parecer como uma empresa “bacana e antenada” – o que em tempos como os nossos não é nem um pouco fácil para um fabricante de automóveis norte-americano.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lBs8jPDPveg

Conclusão

Cada vez mais o movimento de colaboração e interação mostra que veio para fazer parte definitiva da vida das pessoas e, por decorrência, dos planos de marketing das empresas. Há alguns anos as pessoas alardeavam que a Internet privaria as pessoas de se relacionarem mutuamente… mas o que vemos hoje é exatamente o contrário. E, apesar de estar um pouco difícil para as praças (segurança e tudo mais), bares e, principalmente, igrejas no mundo real, não param de abrir e crescer.

Links de interesse:

Mozilla Blog: Set a Firefox World Record!

http://blog.mozilla.com/blog/2008/05/28/set-a-firefox-world-record/

http://www.spreadfirefox.com/en-US/worldrecord

Wikipedia: Lista das redes sociais mais importantes:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_websites

Blog Harvard Business Rewiew: How Ford Got Social Marketing Right http://blogs.hbr.org/cs/2010/01/ford_recently_wrapped_the_firs.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+harvardbusiness+%28HBR.org%29&utm_content=Google+Reader

Artigo Wired: Are you cool enough to drive a Ford Fiesta?

http://www.wired.com/autopia/2009/02/are-you-cool-en/

Site Oficial: Fiesta Movement

http://www.fiestamovement.com/

About these ads
Esse post foi publicado em Gestão, internet e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Redes sociais ou as Novas Igrejas, Bares e Praças.

  1. Por favor, notificar de novos artigos por email.
    Atenciosamente
    Lucilia Soares
    Clipper Turismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s