Cloud Computing => Everything as a Service

Computação em Nuvem

Cloud Computing é um daqueles termos sobre o qual paira mais confusão do que compreensão. E, se tratando de um mercado potencial de USD 150 bi em 2013, é melhor esclarecermos alguns pontos.

Em termos simples, a nuvem é o próximo estágio de evolução da Internet. Por meio da nuvem, sofisticados recursos de TI poderão ser contratados a preços módicos em um modelo de pay-per-use.

Dessa forma, indivíduos e pequenas empresas têm acesso a sofisticados recursos e serviços de TI, tais como: análises de CRM, database marketing, capacidade de armazenamento de dados ou poder de processamento computacional.

É interessante notar que serviços como esses antes eram restritos às empresas que possuíam uma cara infra-estrutura de TI – tanto de hardware, como de software.

O grande benefício da nuvem é que tanto indivíduos como empresas poderão aumentar a produtividade de seus negócios e maximizar os investimentos em TI. A nuvem facilita a inovação e o empreendedorismo em um modelo que promete iniciar uma nova onda de desenvolvimento econômico.

Ainda mais importante é que a nuvem facilitará a criação e expansão de novos produtos e serviços e até a resolução compartilhada de alguns dos principais problemas da humanidade.

Um exemplo disso é o projeto da IBM chamado World Community Grid (http://www.worldcommunitygrid.org/), no qual pessoas, universidades e empresas doam recursos de TI ociosos, que são utilizados por pesquisadores em vários projetos de pesquisas humanitário.

E-Consulting vem alertando sobre a tendência desde 2006

Em paralelo, durante o desenvolvimento desse artigo, notamos que, tanto a tendência de Computação em Nuvem, assim como suas conseqüências foram identificados em nossos estudos anuais de “7 Hot Techs®”.

Em 2006, apontamos de forma pioneira no país a emergência dos modelos de “Service TI“.

Em 2008, já falávamos da InterneTI , ou de como a Internet vinha se tornando o principal celeiro de desenvolvimento das aplicações corporativas, tanto de infra-estrutura, como de operação.

E, em 2009, os conceitos de Cloud Customization, Customized Application Frameworks e Open Remote Libraries já apontavam o cenário que vivemos atualmente.

Everything as a Service

Isso tudo é apenas o início. A nuvem facilita a entrega de “Everything as a Service”. As interações pessoais são suportadas por softwares, aplicativos, ferramentas, processos de análise e resolução de problemas são compartilhados e acessados remotamente, o alcance da TI se exponencia. Além disso, novos modelos de negócio baseados inteiramente na nuvem estão sendo criados.

Interessado em saber como a Computação em Nuvem vai Impactar seu Negócio? Clique aqui.

Esse post foi publicado em internet, TI e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s