Tech Lab 7 Hot Techs 2009

1 – Cloud Custmization – conceito que defende que o processo de customização de aplicativos e funcionalidades interativas com usuários dar-se-á de forma remota, operacionalizada como serviço, porém realizada pelo usuário, garantindo a migração do poder de customização tecnológica para as mãos do usuário (conceito de sefl-technologies)

2 – Proactive Stakeholder Networks – conceito da evolução 2.0 que defende que os diversos stakeholders das empresas organizar-se-ão em grupos, redes e comunidades de interesse, exercendo manifestação de opinião, de direitos e defesa de interesses, assumindo papel de protagonistas na gestão das empresas (de suas marcas e produtos). Isso valerá para as redes de clientes, colaboradores, acionistas, fornecedores, etc. Assim, caberá às empresas absorver estas redes integrando-as aos seus modelos de negócios.

3 – Customized Application Frameworks – conceito de maximização do valor da TI existente, buscando aceleração e time to market no processo de disponibilização dos aplicativos e serviços de TI para os usuários de forma prática e rápida. A existência de frameworks maduros deverá criar mercados importantes para plataformas de venda de serviços de software/sistemas pautado no aluguel destes frameworks, que serão customizados em função das demandas e necessidades dos diferentes clientes

4 – Enterteinment Content Components – o mercado de conteúdo de entretenimento cresce exponencialmente, com o crescimento da convergência e da penetração do celular data enabled, da TV Digital e dos demais devices integrados em plataforma digital. Assim, a componentização dos aplicativos de conteúdo e entretenimento gerará a produtização em escala deste tipo de serviço, atualmente objeto de posicionamento de empresas como Nokia, Microsoft e Google

5 – Multichannel IP Points – conceito de abordagem multicanal que as empresas passam a ter de adotar e gerenciar de forma sistêmica, a partir da revisão das dinâmicas de seus modelos de interação com clientes e demais stakeholders, forçada pelo advento da convergência nos canais digitais e da Web 2.0 e de suas integrações com os canais físicos (ex. lojas de varejo, agências bancárias, representantes comerciais, etc). Desta forma, toda arquitetura de canais da empresa deverá ser revisada com vistas à integração online, tanto de canais físicos como digitais, tendo como premissas fundamentais conceitos como single sign on, CRM analítico, visão única do cliente, clusterização de redes e comunidades (ao invés de segmentação de clientes), etc.

6 – Open Remote Libraries – o conteúdo e o conhecimento não são ativos tradicionais no sentido de que sua apropriação fechada é menos valiosa do que sua disseminação em grupos e comunidades capazes de beneficiá-lo, agregar valor e disseminá-los de forma segmentada. Assim, os conteúdos e conhecimentos deverão, na onda 3.0, estruturar-se em bibliotecas remotas de acesso qualificado, para que possam ser compartilhados e agregados. Esse fenômeno dar-se-á externamente, em ambientes abertos da Internet, e também de forma mais clusterizada, seja por comunidades de práticas, seja corporativamente, para uso exclusivo das comunidades corporativas.

7- GAT – Gestão dos Ativos de TI (IT Business Governance) – os atuais modelos de governança de TI não absorvem o valor gerado e protegido pela TI como ativos propriamente ditos. Assim, é papel do CIO ou do gestor tecnológico comprovar o valor gerado e/ou protegido pela TI (infra-estrutura, sistemas, arquiteturas, plataformas, conhecimento, metodologias, modelos, gestão, etc) para empresa e para os acionistas. Desta forma, com o tratamento dos ativos intangíveis como ativos de valor (movimento iniciado pela revisão das prerrogativas da Governança Corporativa – fruto da pressão da atual crise econômica – e pelo advento de novos padrões contábeis, como IFRS), caberá ao CIO aprender a gerenciar os ativos tecnológicos como ativos corporativos, de fato.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s