Tech Lab 7 Hot Techs 2011

1.    Ubiquitous Computing ou a Computadorização das Coisas

A computação umbíqua (termo criado por Mark Weiser, pesquisador da Xerox) prevê que a tecnologia desaparecerá de nossa vista e passaráa fazer parte de todos os objetos, de forma integrada e onipresente. Nesse contexto, os ambientes e objetos serão totalmente operados por um computador e conectado por redes sem fia.

O que era ficção científica há alguns anos cada vez mais se torna mainstream. Laboratórios, Salas de Controle, Salas de Operação Cirúrgica e até Unidades Fabris (como a da Intel na Irlanda) cada vez menos se utilizam da interface humana para controlar determinados ambientes.

2. Internetização ou a Internet das Coisas

A chamada tecnologia M2M (machine to machine) finalmente se tornará realidade no país a medida que aparelhos de TV e da linha branca irão incorporar devices inteligentes conectados à Internet.

No entanto, as aplicações não terminam aí e virtualmente grande parte dos objetos e estruturas criadas pelo homem estarão conectadas à internet e permitirão a troca de dados com alguma central controladora. Exemplos: dispositivos médicos, automóveis e dispositivos de captura de informação utilizados por empresas de utilities.

3. Cloud Computing

Cloud Computing reduz as necessidades de capital e custos de infraestrutura para as organizações. Os serviços de cloud estão sendo oferecidos tanto em modelos públicos e abertos como em alternativas privadas e fechadas. Alguns vendors de cloud já estão inclusive oferecendo serviços de consultoria que auxilia seus clientes na migração, implementação e utilização dos serviços (hardware/software/services) em cloud.

4. Web Semântica (Web 3.0)

A tecnologia de Web 3.0 promete reduzir o caos inerente ao volume de dados e informações disponíveis atualmente na Internet. A composição de algoritmos de pesquisa na web, organização de dados e informações e revisão da infraestrutura dos sites permitirá encontrar e compartilhar dados e informações com maior facilidade.

As tecnologias habilitadoras da Web 3.0 representam o próximo estágio da Internet e permitirão encontrar e compartilhar dados e informações de forma mais fácil na Internet. No entanto, a maior contribuição se dá nas possibilidades de realização de inferências por meio de técnicas de inteligência artificial e data mining.

5. Social Analytics (Analytics das Redes Sociais)

Tecnologias que permitem medir, analisar e interpretar os resultados das interações entre pessoas, empresas e tópicos nas redes sociais. O objetivo dessas tecnologias é identificar relações, avaliar impactos e prever tendências oriundas das interações em redes sociais.

6. Aplicativos Mobile e para Tablets (tipo iPad)

À medida que mobile devices (aparelhos celulares e tables) incorporam funcionalidades que os permitem acessar internet e realizar compras online ao mesmo tempo em que suas capacidades de processamento e armazenamento de informações é melhorada, a demanda por aplicativos mobile e para tablets tende a crescer de forma significativa.

7. Flash Memory

Devices como Mp3 Player, celulares e tablets têm em comum a utilização de memórias do tipo flash. Esses dispositivos têm se mostrado altamente eficiente em termos energéticos, de desempenho, tamanho reduzido, duração e, principalmente, requerem volume menor de espaço do que as memórias do tipo ram.

Que será utilizada em tablets, mp3 players, netbooks, celulares e afins. Tem potencial de substituir a memória ram atualmente utilizada em PCs)

Esse post foi publicado em Comunicação, Gestão, internet, Marketing, Software, Sustentabilidade, TI. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s