3 Importantes Tendências de Telecom: VoIP, CaaS (Communications as a Service) e Mobile Commerce

O setor de telecomunicações tem experimentado um forte crescimento à medida em que os consumidores passam a utilizar seus telefones para mais do que apenas falar.

Este é um setor onde novas tecnologias e serviços estão sempre sendo disponibilizados com o intuito de tornar as atividades de comunicação cada vez mais eficientes e baratas.

Em razão disto, iremos apresentar neste artigo 3 tendências que têm impactado a maneira como indivíduos e empresas se comunicam.

Crescimento da utilização do VoIP e o Recorde de Acesso via Skype

As soluções de VoIP têm sido cada vez mais utilizados em residências e empresas, além de celulares e tablets prontos para videochat. Somente o Skype tem cerca de 117 milhões de usuários ativos em todo o mundo e, recentemente, estabeleceu um novo recorde quando cerca de 29,5 milhões de usuários estavam conectadas ao software em fevereiro de 2011.

A compra da Skype pela Microsoft e o recente lançamento do Gmail Phone irão popularizar ainda mais a utilização de computadores e tablets para realizar e gerenciar chamadas. Utilizar o telefone será cada vez mais similar a utilizar o email.

Até a Comunicação vai para a Nuvem – Communications as a Service – CaaS

A comunicação vai para a nuvem. A migração das soluções de comunicação para a nuvem será cada vez mais considerada como alternativa para empresas de todos os tamanhos, pois as soluções em cloud oferecem capacidade de rápida expansão, flexibilidade, controle de custos e redução de despesas.

http://player.backlight.tv/player/?video_code=K7st3aQO07SLS2345AHypy6BjIOGGh6A6239EQ90L6239EQ90L

Segundo o Gartner, o mercado mundial de CaaS deve crescer de UDS 250 milhões em 2007 para cerca de USD 2,3 bilhões ao final deste ano, o que representará um CAGR de 105% no período. Previsões da E-Consulting apontam que o mercado poderá chegar a USD 4 bilhões em 2013.

Empresas que utilizam soluções de CaaS podem utilizar serviços como controle de chamadas via desktop, unified messaging e fax via desktop. Além disto, soluções de CaaS tem um conjunto de serviços para automação de call center tais como gravação de chamadas, roteamento de multimídia (e-mail e chat de texto), web chat, gestão de workforce e integração com a tela do operador.

Mobile Commerce – O Celular como Plataforma de Pagamento

A combinação de melhores aparelhos, novos serviços e mudanças na infra-estrutura de rede móvel (como redes 3G e 4G) têm acelerado a utilização de soluções de pagamento mobile.

Um fato curioso é que, segundo pesquisa divulgada pelo grupo alemão GfK, o Brasil e a China estão entre os países com maior interesse em utilizar seus telefones celulares como meio de pagamento de serviços. Segundo este estudo, a razão disto é o menor acesso e o custo de utilização de serviços de cartões de crédito.

Convergência

O setor de telecomunicações está no epicentro do fenômeno da convergência, duelando e se somando com aos setores de mídia, internet, entretenimento, financeiro e de produtos eletrônicos. E, naturalmente, tudo isto envolto em informação e conhecimento.

Em razão disto, nos parece seguro assumir que o setor de telecomunicações será cada vez mais um dos meios habilitadores para o maior desempenho das empresas e de indivíduos. Será por meio de suas redes de infra-estrutura que as atividades de criação e compartilhamento de conhecimento, inovação e colaboração irão acontecer.

Interessado em saber mais sobre o setor de telecomunicações e o fenômeno da convergência? Acesse: www.e-consultingcorp.com.br

Esse post foi publicado em Comunicação, TI, Web 2.0 e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s